A globalizaçao e seus efeitos na Sociedade

| Publicado por Rodrigo Sousa em: 5 de novembro de 2011 |

A globalização corresponde a uma integração das economias e sociedades de todo o mundo com o objetivo de beneficiar-se, facilitando e agilizando a vida de modo geral. Tal integração se dá muito rápido e continuamente, de modo a trazer em muitos casos malefícios, que atingem a todos. Tendo como base apoiada nas novas tecnologias, relações econômicas e sociais, nacionais e internacionais e políticas governamentais por meio da comunicação social e sociedade cívica.
A individualidade é um dos grandes males trazidos pela globalização, cada vez se torna menor o contato direto entre pessoas, mas por outro lado é oferecido a possibilidade de comunicação indireta por meio de tecnologias modernas como televisão e rádio, além da internet e dos telefones que possibilitam uma comunicação à longas distâncias.
    Criaram-se empregos, que chegaram a locais até então imprevisíveis, cada vez mais bem remunerados e justos com os trabalhadores que estavam dispostos a acompanhar a evolução das tecnologias, por outro lado a globalização praticamente acabou com a agricultura tradicional, tirando o trabalho daqueles que dela dependiam.
    Proporcionou as condições perfeitas para aqueles que desejavam enriquecer, mas exigiu dos mesmos que se destacassem dos demais, necessitando para isso, em muitas situações humilhar e até mesmo "pisar" nos seus semelhantes.
    A descriminação tornou-se motivo de discussão aberta nos diversos meios sociais, ao longo da história muitos são os casos documentados, mas na era da globalização ocorre uma disponibilizarão, ou ao menos, uma possibilidade de convivência pacifica e harmônica entre pessoas com traços culturais diferentes, ela prega a igualdade entre todos, mas na verdade cada um tem que exercer sua autonomia e buscar por si só suas conquistas, ou seja, num mundo de globalização ou você se destaca e se torna o melhor, conquistando seu espaço e respeito ou você permanece anônimo e dispensável à sociedade, sem direito e excluso aos benefícios morais, sociais, econômicos e jurídicos, proporcionados por esse sistema.
    Os papeis entre homens e mulheres se inverteram, o homem passa a cuidar das tarefas domésticas e a mulher passa a trabalhar fora de casa, isso proporciona que a mulher se torne cada vez mais independente e ativa dentro da sociedade e da sua própria casa, ao mesmo tempo que à faz se tornar "menos feminina", pois ela passa a ter um menor contato com seu lar.
    Propiciou o desenvolvimento da educação, da saúde e das tecnologias gerais. Até o surgimento da globalização havia, além de determinado apego ao passado, uma grande repressão, que controlava o desenvolvimento das ciências de modo geral, causando em muitos casos a perda e supressão de estudos que talvez teriam sido muito importantes para a humanidade ou para determinado grupo particular. A globalização propiciou um ambiente perfeito que possibilita uma liberdade de expressão democrática, baseado em estudos concretos e desenvolvimento de técnicas voltadas para o beneficio da mesma. Mas tal liberdade causou um desordenado sistema de conhecimentos que não chega onde realmente deveria chegar que muitas vezes não visa à promoção do todo, mas do individual, ou mesmo indiretamente sua destruição, tal situação pode ser exemplificada pelas tecnologias bélicas que não medem as possíveis conseqüências.
    A globalização transfere cada vez mais a responsabilidade do estado para as empresas privadas, nas nações desenvolvidas, normalmente seus componentes tende a arcar com despesas de serviços que deveriam ser disponibilizadas pelo poder público, como educação e saúde. Esse é um fator negativo, pois só aumenta cada vez mais a individualidade.
     Cria se também as condições perfeitas para a acessão do consumismo, mesmo sem necessidade o ser humano sente-se tentado pelas milhares ofertas do capitalismo, que tem como primeiro objetivo incentivar a circulação de capital. Esse consumismo exagerado gera grande conforto e comodidade às pessoas, ao mesmo tempo em que mascara a realidade, "enquanto poucos têm muito, muitos têm pouco".
Como já foi mencionado anteriormente, a globalização se baseia nos fundamentos do capitalismo comercial, sendo assim ela não se importa com os meios, mas sim e somente com os fins. Temos como claro exemplo dessa afirmação o fato da degradação do Meio Ambiente, o “homem globalizado” se preocupa em acumular capital e para tanto é normalmente necessário a destruição da natureza. E o maior problema surge quando quem passa a arcar com as conseqüências são os mais necessitados, pois sabemos que os maiores emissores de poluentes na atmosfera são aqueles países mais ricos, no entanto são os que menos se preocupam com as conseqüências que essa poluição pode trazer num futuro próximo.
    No mundo temos como exemplo em que a globalização surtiu os melhores resultados a União Européia que conseguiu implantar entre seus países membros uma zona de integração política econômica e social que levou a um mercado que permite a livre circulação de bens, serviços. capitais e pessoas, resultando numa diminuição significativa na miséria e do desemprego, além de melhorar as condições de saúde e educação.
“Os benefícios da globalização são óbvios, mas o sistema atual é injusto” (Yashwant, ministro das finanças da Índia)
Podemos concluir que a globalização realmente atendeu as expectativas de tornar o trabalho das pessoas mais produtivo e de trazer benefícios significativos a um grande número de pessoas do mundo, mas excluiu definitivamente uma outra enorme parcela da população dos mesmos, conseguiu mostrar que não importa a raça ou o sexo, mas sim a preparação e disposição do individuo para se impor diante da realidade de maneira destemido e persistente. A globalização só alargou os caminhos para aqueles que estão dispostos a dar grandes passos. Para que ela surja efeitos desejados deve assegurar a todos um desenvolvimento social mais igualitário.
ESCRITO POR RODRIGO SOUSA EM MAR. 2010
© 2013 - o-espetacular.blogspot.com | Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste site sem autorização por escrito de seus autores.